ICL Notícias
Sociedade

TikTok envia carta de ‘diálogo’ ao Brasil após críticas de Lula e Janja

Plataforma declara estar disponível para discutir sua atuação no País e avaliar possíveis regulamentações
16/05/2025 | 15h15
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

A rede social TikTok afirmou, nesta quinta-feira (15), em carta ao governo brasileiro, ter tomado conhecimento das observações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela primeira‑dama “Janja” da Silva durante jantar com o presidente chinês Xi Jinping, na China. A plataforma declara estar disponível para discutir sua atuação no país e avaliar possíveis regulamentações.

Segundo informações da jornalista Monica Bergamo, da “Folha de São Paulo”, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comunicou, imediatamente, o conteúdo da mensagem ao presidente Lula.

A iniciativa do TikTok ocorre em meio à crescente pressão por parte do governo brasileiro para que plataformas digitais respondam por conteúdos nocivos.

Com o contato oficial do TikTok registrado no Itamaraty, o governo avalia, agora, instalar um canal permanente de diálogo com a empresa. Na pauta, estarão medidas de segurança para proteger usuários vulneráveis, transparência nos algoritmos de recomendação e mecanismos de denúncia mais eficazes.

Declarações de Janja sobre o TikTok

Nesta semana, reportagens do site “G1” relataram que Janja teria gerado “climão” ao questionar o líder chinês sobre práticas da rede social TikTok no Brasil. Lula classificou o vazamento como “inadmissível e desleal” e chegou a manifestar descontentamento aos seus ministros pelo que considerou um ataque à honra da primeira‑dama.

TikTok

Janja teria solicitado a palavra para expor “o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças”.

Em entrevista concedida antes de embarcar de volta ao Brasil, Lula minimizou o suposto constrangimento e afirmou ter sido ele próprio o responsável por levantar a pauta: “Perguntei ao companheiro Xi Jinping se ele poderia enviar ao Brasil alguém de sua confiança para que discutíssemos a questão digital, sobretudo o TikTok”, relatou

Em seguida, Janja teria solicitado a palavra para expor “o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças”. No encontro, Janja ressaltou o caso de Sarah Raíssa Pereira, menina de oito anos que morreu no Distrito Federal após participar do “desafio do desodorante” no TikTok.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail