A rede social TikTok afirmou, nesta quinta-feira (15), em carta ao governo brasileiro, ter tomado conhecimento das observações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela primeira‑dama “Janja” da Silva durante jantar com o presidente chinês Xi Jinping, na China. A plataforma declara estar disponível para discutir sua atuação no país e avaliar possíveis regulamentações.
Segundo informações da jornalista Monica Bergamo, da “Folha de São Paulo”, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comunicou, imediatamente, o conteúdo da mensagem ao presidente Lula.
A iniciativa do TikTok ocorre em meio à crescente pressão por parte do governo brasileiro para que plataformas digitais respondam por conteúdos nocivos.
Com o contato oficial do TikTok registrado no Itamaraty, o governo avalia, agora, instalar um canal permanente de diálogo com a empresa. Na pauta, estarão medidas de segurança para proteger usuários vulneráveis, transparência nos algoritmos de recomendação e mecanismos de denúncia mais eficazes.
Declarações de Janja sobre o TikTok
Nesta semana, reportagens do site “G1” relataram que Janja teria gerado “climão” ao questionar o líder chinês sobre práticas da rede social TikTok no Brasil. Lula classificou o vazamento como “inadmissível e desleal” e chegou a manifestar descontentamento aos seus ministros pelo que considerou um ataque à honra da primeira‑dama.

Janja teria solicitado a palavra para expor “o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças”.
Em entrevista concedida antes de embarcar de volta ao Brasil, Lula minimizou o suposto constrangimento e afirmou ter sido ele próprio o responsável por levantar a pauta: “Perguntei ao companheiro Xi Jinping se ele poderia enviar ao Brasil alguém de sua confiança para que discutíssemos a questão digital, sobretudo o TikTok”, relatou
Em seguida, Janja teria solicitado a palavra para expor “o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças”. No encontro, Janja ressaltou o caso de Sarah Raíssa Pereira, menina de oito anos que morreu no Distrito Federal após participar do “desafio do desodorante” no TikTok.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Depois de Zema, Minas não merece Cleitinho ou Nikolas, diz Lula ao apoiar Pacheco para governo
Presidente defende candidatura de ex-presidente do Senado, que faz críticas indiretas a adversários
Ministro diz que Zema tem que lavar a boca antes de falar de Lula
Auxiliares de presidente criticaram governador de Minas em evento no estado
Lula tem freio em recuperação e marca 28% de aprovação e 40% de reprovação, diz Datafolha
Na rodada anterior, no começo de abril, 38% reprovavam Lula, ante 29% que o julgavam ótimo ou bom