Um acidente com um catamarã na manhã desta sexta-feira (13) deixou pelo menos uma pessoa morta, em Maragogi, litoral de Alagoas. A vítima era Silvio Bispo Romão, de 76 anos. Segundo o secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, 47 pessoas estavam na embarcação no momento em que ela virou.
O acidente aconteceu na Praia de Barra Grande, no trajeto que leva para as piscinas naturais — local turístico da região. Diego Vasconcelos ainda disse que não se tinha certeza se todos os tripulantes usavam colete no momento do naufrágio.
Jangadeiros e pilotos de lanchas que estavam próximos, ajudaram a retirar os acidentados do mar. Segundo o corpo de bombeiros, uma outra pessoas foi socorrida e levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.
O secretário disse que o gabinete de crise do município foi convocado, para que juntos pudessem avaliar as causas do acidente. “Os nossos esforços são para realizar o resgate e dar apoio às vítimas”, explicou.
Situação do catamarã
A Polícia Civil foi ao local averiguar a situação, recolher os documentos da embarcação e ouvir os depoimentos dos tripulante e do proprietário.
Segundo informou Vasconcelos, o catamarã não estava cadastrado no Cadastro Único dos Prestadores de serviço.
“É uma empresa formalizada. Identificamos o proprietário, ele tem um catamarã autorizado, mas esse específico não estava cadastrado. Não fizemos a perícia para saber se estavam todos de coletes”, contou.
A Capitania dos Portos também enviou equipes ao local e disse que soltará uma nota assim que tiver mais informações.
Naufrágio em 2019
Em 2019, outro acidente envolvendo um catamarã aconteceu em em Maragogi, deixando duas vítimas fatais: Lucimar Gomes da Silva, de 69 anos, e Maria de Fátima Façanha da Silva, de 65. Nenhuma das duas vítimas usava colete no momento do acidente.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a embarcação naufragou após colidir com uma pedra durante o passeio, em uma área conhecida como “Buraco”.
Na época, a Prefeitura de Maragogi e a Associação dos Proprietários de Catamarãs de Maragogi (ACPM) informou que o catamarã não possuía permissão para transportar passageiros, e que o proprietário já havia sido autuado por realizar passeios clandestinos anteriormente.
Veja a nota oficial da Secretaria de Turismo de Maragogi na íntegra:
A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Turismo, informa que, na data de hoje, ocorreu um incidente envolvendo um catamarã que resultou no naufrágio da embarcação.
De acordo com informações preliminares, a embarcação não está registrada no Cadastro Único Digital de Prestadores de Serviços de Turismo, requisito obrigatório para a operação de passeios náuticos em nossa região.
Reforçamos nosso compromisso com a segurança e a regularidade das atividades turísticas em Maragogi e informamos que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para apurar as responsabilidades e garantir o cumprimento rigoroso das normas e regulamentos.
Imediatamente após o ocorrido, todas as medidas de emergência foram acionadas. Até o momento, todos os passageiros foram resgatados com vida e estão recebendo atendimento especializado pela equipe médica da UPA de Maragogi, com o apoio do Corpo de Bombeiros. O suporte médico e assistencial está sendo prestado de forma integral e prioritária a todos os envolvidos.
As autoridades competentes já iniciaram as investigações para esclarecer as causas do incidente e assegurar a segurança de todos os usuários. Paralelamente, o Comitê de Crise da Prefeitura foi acionado e está atuando de forma integrada para monitorar a situação em tempo real, prestando suporte ágil e eficaz às vítimas e aos seus familiares.
Continuaremos mantendo a população informada sobre o andamento das apurações e reiteramos nosso compromisso com a segurança, a qualidade e o bem-estar de todos que visitam Maragogi.
Secretaria de Turismo de Maragogi
Deixe um comentário