Por MetSul
O Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, volta a sofrer com o drama das águas e acordou neste sábado com o Rio Taquari alagando cidades e forçando a saída de pessoas de suas casas. Há pontos de inundação em vários municípios da bacia como Encantado, Muçum e Lajeado.
A chuva persiste na região e nas nascentes, o que tende a agravar o quadro. “Quem puder sair de sua residência, saia”, alertou o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, em entrevista à Rádio Independente no começo da manhã de hoje, depois de o Rio Taquari ter atingido a cota de inundação durante a madrugada e ter começado a alagar pontos da cidade.
Hoje cedo, a Defesa Civil de Estrela iniciou a remoção de algumas famílias. Como são muitos os pedidos de remoção, o número deve aumentar nas próximas horas. Outras famílias estão indo para casa de familiares. Os desabrigados são levados para o ginásio municipal.
Vários trechos de rodovias municipais, no interior dos municípios do Vale do Taquari, estão com bloqueios por inundações. Os problemas ocorrem em Colinas, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Teutônia.
Em Roca Sales, uma das cidades mais castigadas pela enchente catastrófica do mês de setembro que deixou mais de 50 mortos, comerciantes começaram a retirar as suas mercadorias ainda ontem com as notícias de forte elevação do Rio das Antas, na Serra.
A MetSul Meteorologia alerta há vários dias que o Rio Taquari deveria passar por uma nova cheia com enchente no vale. Modelos desde o começo da semana passada, logo há mais de dez dias, projetavam acumulados extremos de chuva na Metade Norte do Rio Grande do Sul, na bacia do Taquari-Antas.
O nível do Rio Taquari, no Porto de Estrela, estava em 22 metros às 7h deste sábado e ainda subia rapidamente. A cheia não será grave como a de setembro, mas vai ter grande proporção no vale. Em setembro, o Taquari chegou a 29,62 metros, apenas 30 cm abaixo do recorde da enchente de 1941.
Relacionados
Vídeos mostram vacas sendo arrastadas por enchente no RJ
Gravação foi feita no Parque Mambuca, um dos bairros atingidos pelas chuvas em Angra dos Reis (RJ)
Europa instrui cidadãos a terem kit de sobrevivência contra catástrofe climática
Em vídeo no Instagram, comissária europeia mostra itens essenciais em situação de desastre
Blocos se unem por ações preventivas para problemas climáticos em SP
Movimento pede distribuição de água e flexibilidade de horários