As forças de segurança da Venezuela que cercavam a embaixada da Argentina, atualmente sob custódia do Brasil, deixaram a área no domingo (8), após o candidato de oposição nas eleições presidenciais, Edmundo González, ter ido como asilado político para a Espanha, informa Ricardo Della Cole, da Folha.
O Brasil se responsabilizou pelas dependências da embaixada argentina em Caracas desde que Nicolás Maduro expulsou os diplomatas argentinos do país. A embaixada também abriga provisoriamente seis pessoas da oposição a Maduro que pediram asilo político à Argentina.
Na sexta-feira (6), Pedro Urruchurtu Noselli, um dos asilados, afirmou nas redes sociais que a eletricidade do edifício tinha sido cortada e patrulhas estavam ocupando a área. No domingo (8), o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido.

O líder da oposição a Maduro, Edmundo González, chegou ontem a Madri (Foto: AFP)
Entenda o caso da embaixada argentina
No sábado (7), a Venezuela revogou de forma unilateral a custódia do Brasil sobre a missão. O governo brasileiro, em nota do Itamaraty, afirmou que “enquanto não se designar outro país para representar os interesses argentinos, a situação permanece como está.” Além disso, informou que “seguirá representando os interesses da Argentina na Venezuela até que seja designado um substituto.”
Apesar da devolução da embaixada à proteção de Brasília diminuírem as tensões com o Itamaraty, a situação segue preocupando o governo brasileiro.
O Brasil não reconheceu a reeleição de Maduro, nem a vitória do candidato da oposição Edmundo González. A diplomacia brasileira afirma que é preciso preservar canais de comunicação com o governo em Caracas.
SAIBA MAIS:
O positor de Maduro, Edmundo González chega à Espanha para receber asilo político
Relacionados
Conheça a técnica usada pelo MST na Venezuela para produzir mais rápido
Modelo Mandala é espaço circular com o plantio de diferentes alimentos; no centro, a produção de proteínas
Brasileiros foragidos reclamam de condições de prisões na Argentina, diz site
Três dos cinco brasileiros que estão detidos em Buenos Aires se queixam que são vítimas de violações aos direitos humanos
Desafio do Brasil é transformar Inteligência Artificial em aplicações de uso comercial
Afirmação é de autor de estudo sobre panorama da IA no país