ICL Notícias

Vítimas de enchentes na Espanha atiram lama e gritam ‘assassino’ para rei Felipe VI

Primeiro-ministro Pedro Sánchez e o governador de Valência, Carlos Mazón, estavam na comitiva
03/11/2024 | 13h16

Durante uma visita às vítimas das enchentes em Paiporta, região de Valência, o rei da Espanha Felipe VI e a rainha Letizia foram alvo de protestos de moradores indignados, que jogaram lama e gritaram insultos contra o casal real.

Acompanhados pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez e pelo governador de Valência, Carlos Mazón, os monarcas foram recebidos com pedras e lama, enquanto tentavam demonstrar solidariedade com a população afetada pela tempestade.

O rei Felipe VI e a rainha Letizia conversaram com populares e ouviram suas reclamações sobre a situação. Um homem filmado pela agência de notícias Reuters disse ao rei que o governo sabia dos riscos, mas “não foi feito nada para evitar”. A comitiva, no entanto, adiou uma visita que fariam à região de Chiva também neste domingo.

As chuvas, que chegaram acompanhadas de fortes ventos e tornados, foram causadas por um fenômeno meteorológico conhecido localmente como Depressão Isolada em Altos Níveis (Dana, na sigla em espanhol), que afetou uma grande área do sul e leste do país.

As imagens dos protestos rapidamente se espalharam nas redes sociais, mostrando a multidão expressando sua insatisfação com os governantes. Apesar do tumulto e de ficar com manchas de lama, o rei Felipe VI manteve-se no local e buscou “acalmar os ânimos” tentando dialogar com os presentes.

Enchentes deixaram rastro de destruição

(Foto: Reuters)

As inundações danificaram a infraestrutura de Valência, destruindo pontes, estradas e trilhos de trem, e submergiram terras agrícolas em uma região que produz cerca de dois terços das frutas cítricas da Espanha, como laranjas, que o país exporta para todo o mundo.

Além dos danos às rodovias e ferrovias, centenas de carros estão empilhados pelas ruas, arrastados pela força da água, em um cenário de “terra arrasada”. Por conta disso, o governo da Comunidade Valenciana — estado no leste da Espanha que engloba a cidade de Valência — pediu para os voluntários que chegavam para ajudar parem de ir à região.

 

SAIBA MAIS:

Sobe para 205 o número de vítimas das enchentes na Espanha

 

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail