ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Colunistas ICL

Desculpar-se

Não deixe que um relacionamento se deteriore por falta de investimento seu resistindo em perceber suas limitações e superá-las
21/08/2024 | 05h00

Muitos relacionamentos não se desenvolvem, simplesmente se desfazem. Várias coisas podem afetar nossa vida e nos afetar emocionalmente. Uma delas é o nosso relacionamento, este tem um impacto muito grande no nosso emocional e na nossa qualidade de vida.

Nos obstáculos que transcorrem uma relação à dois, se não houver conhecimento suficiente para saber administrá-los e tirá-los do caminho, estes acabam direcionando o casal para uma reta final, que muitas vezes poderia ter sido evitada. Quando isto acontece podem ter dois resultados: arrependimento pela separação ou cometer os mesmos erros na próxima união.

Uma das coisas mais difíceis em uma relação a dois é saber se desculpar e este pequeno movimento, quando feito com sinceridade, pode mudar todo o contexto do conflito ou desavença entre o casal.

Desculpar-se

Em primeiro lugar assuma a sua parte, sem cobrar nada do outro.

Siga estas frases como guia para aprender a melhor forma de fazê-lo.

1) Eu me responsabilizo por:

Não diga por que agiu assim, simplesmente se responsabilize.

2) Eu imagino como você deve ter se sentido:

Use a empatia, coloque-se no lugar do outro.

3) O que aprendi ou estou aprendendo é:

Entenda o que aprendeu sobre você mesmo.

4) O que me comprometo é:

Não diga o que se compromete esperando algo do outro, não é negociação.

5) Desculpe-me!

Exemplificando: Eu me responsabilizo por ter gritado com você na frente dos nossos amigos. Imagino que tenha sido uma humilhação para você. O que estou aprendendo sobre mim, é que eu tenho que controlar minhas reações intempestivas e me comprometo a trabalhar isto em mim. Desculpe-me!

Uma atitude simples, direta e sincera.

Não deixe que um relacionamento se deteriore por falta de investimento seu resistindo em perceber suas limitações e superá-las.

Um pequeno aprendizado que lhe engrandecerá como pessoa e principalmente como parceria.

Grande abraço,

 

SAIBA MAIS:

Você está construindo ou justificando o seu relacionamento?

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail