Mradores das cidades de Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, ainda estavam sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (21), passadas mais de 48 horas desde a tempestade que atingiu a região. As duas cidades têm energia fornecida pela concessionária Enel, que recentemente deixou moradores de São Paulo por mais de 100 horas no primeiro fim de semana de novembro.
Ontem, segunda-feira (20), uma decisão do Tribunal de Justiça fluminense determinou o reestabelecimento total da energia elétrica da cidade de Niterói em um prazo de seis horas, com multa diária de R$ 100 mil à Enel em caso de descumprimento. Nesta manhã, no entanto, após o fim do prazo, moradores da cidade ainda sofriam com a falta de luz.
Durante a segunda, no feriado da Consciência Negra, moradores de Niterói e São Gonçalo protestaram contra a Enel. Vias das duas cidades, como a BR-101, os acessos à Ponte Rio-Niterói e à Alameda São Boaventura, chegaram a ser interditadas.
A Prefeitura de São Gonçalo informou que nove postos de saúde e 15 escolas, com 4.500 alunos, não abriram nesta terça por falta de energia. A Enel informou, em nota, que 97% dos clientes já tinham sido atendidos, mas não detalhou as áreas ainda no blecaute.
Para os moradores que tiverem prejuízos com a falta de energia elétrica, o pedido de ressarcimento pode ser realizado sua via aplicativo da Enel Rio, site www.enel.com.br, contato com a central de relacionamento (0800 28 00 120) ou em uma loja da Enel.
É possível ingressar com a solicitação no prazo máximo de até 5 anos a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento.
Investigação
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que abriu, na última segunda-feira (20), uma apuração para identificar falhas da concessionária de energia em Niterói, Região Metropolitana, e também enviou questionamentos à empresa sobre problemas em Petrópolis, na Região Serrana.
Segundo o MP, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Núcleo Niterói quer saber o que motivou a demora nos reparos na rede elétrica que deixou vários bairros de Niterói sem luz nos últimos dias.
O que diz a Enel?
“A Enel Distribuição Rio informa que 97% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de sábado (18/11) na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.
A empresa segue com reforço adicional de equipes em campo trabalhando 24 horas por dia para finalizar o atendimento às ocorrências de todos os clientes afetados.
Em Niterói e São Gonçalo – cidades mais atingidas neste momento – houve um reforço ainda maior de equipes entre ontem (20) e hoje (21) para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.
A Enel esclarece que os atendimentos em curso no dia de hoje são localizados e muitas vezes complexos, porque demandam a reconstrução da rede, exigindo horas de serviço em cada local. Como as emergências em atendimento nesta manhã estão espalhadas em diferentes pontos específicos, o restabelecimento do serviço ocorre de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas.”
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