ICL Notícias
País

Paraguaios são resgatados em condições análogas à escravidão no Paraná

Entre os 15 trabalhadores, quatro eram adolescentes. Dois homens foram presos
24/01/2024 | 16h57

Operação conjunta da Polícia Federal, Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e Ministério Público do Trabalho (MPT) resultou no resgate de 15 trabalhadores paraguaios que enfrentavam condições análogas à escravidão em uma plantação de mandioca na área rural de Icaraíma, no noroeste do Paraná. Quatro adolescentes estavam entre as vítimas.

De acordo com a PF, dois homens que seriam responsáveis pela fazenda foram presos em flagrante por aliciamento e prática de trabalho análogo à escravidão. As identidades da dupla não foram divulgadas. A prisão ocorreu na tarde desta terça-feira (23).

A PF constatou que as vítimas trabalhavam “em condições degradantes de trabalho e análogas à de escravos em lavoura de mandioca. Também foi constatado o fornecimento de moradia precária aos trabalhadores”. Todos serão encaminhados de volta ao Paraguai.

RESGATADOS EM 2023

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2023 número de pessoas resgatadas em situações análogas à escravidão, atingiu o maior índice dos últimos 14 anos, com o resgate de 3.151 trabalhadores no ano passado e 3.422 denúncias protocoladas.

O MPT reforçou a importância das denúncias relativas ao trabalho análogo à escravidão, incentivando a comunidade a reportar casos online, via aplicativo ou pelo site do órgão. O Disque 100 e as unidades presenciais do Ministério Público do Trabalho também estão disponíveis para receber denúncias.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail