Jair Bolsonaro (PL) ficou irritado com a presença de jornalistas na saída do Theatro Municipal de São Paulo na noite desta segunda-feira (25) e em especial com as perguntas sobre sua estadia na Embaixada da Hungria, em fevereiro. É o que mostra vídeo feito no local, logo após o ex-presidente participar de evento em homenagem à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Ao ser questionado se era normal passar duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília — 12 e 13 de fevereiro –, o ex-presidente desenterrou uma fake news antiga. “Não é normal ir ao Complexo do Alemão conversar com traficantes”, disse, referindo-se à visita que Lula fez à favela carioca durante a campanha eleitoral, em que se encontrou com líderes comunitários.
Uma assessora diz: “A Globo não é bem-vinda aqui”.
Em seguida, ele reclama sobre possível crime na estadia na embaixada húngara. “Por ventura, dormir na embaixada, conversar com embaixador, tem algum crime nisso?”, afirmou.
“Tenha a santa paciência. Deixa de perseguir, pessoal. Quer perguntar da baleia? Da Marielle Franco? Eu passei seis anos sendo acusado de ter matado a Marielle Franco. Vamos falar dos móveis do [Palácio da] Alvorada?”, acrescentou.
Bolsonaro na embaixada
Quatro dias após ser alvo da Operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro pela Polícia Federal (PF), e ter o passaporte apreendido, o ex-presidente teria passado duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília. A informação foi dada pelo jornal The New York Times e confirmada pelo ICL Notícias.
Na mesma operação em que o ex-presidente teve o passaporte confiscado, foram presos o ex-assessor internacional do governo, Filipe Martins, e também Marcelo Câmara, assessor especial de Bolsonaro. A acusação é de que haviam planejado um golpe depois que Lula venceu as eleições presidenciais de 2022.
Segundo revela reportagem dos jornalistas Jack Nicas, Christoph Koettl, Leonardo Coelho e Paulo Motoryn, câmeras de segurança da embaixada mostram que o ex-presidente ficou no local com dois seguranças — ele aparece nas imagens sendo atendido pelo embaixador húngaro e membros da equipe consular.

Câmeras de segurança da Embaixada da Hungria flagram Bolsonaro caminhando pelo local. Foto: Reprodução/ The New York Times
LEIA TAMBÉM
Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada
Juristas analisam se estadia de Bolsonaro na embaixada é motivo para prisão preventiva
Dispensa de funcionários antes de Bolsonaro chegar na Embaixada gerou desconfiança
Relacionados
STF publica decisão que tornou Bolsonaro e mais sete réus por golpe de Estado
Publicação do acórdão marca o início formal da ação penal no STF
Com dores, Bolsonaro é atendido com urgência em hospital no Rio Grande do Norte
Ex-presidente procurou a emergência do hospital por ter sentido dor no abdômen, onde foi esfaqueado em 2018
Manifestantes se reúnem na Paulista, e Bolsonaro se encontra com 7 governadores
Ato com sete governadores e deputados reuniu cerca de 45 mil pessoas em São Paulo, de acordo com Monitor do Debate Político