ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Colunistas ICL

Congressistas americanos aumentam pressão para cassar visto de Moraes

A ofensiva é parte das ações contra Moraes tomadas em território americano
27/02/2025 | 19h36
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Congressistas americanos aumentaram a pressão pela retirada do visto diplomático do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A ofensiva é parte das ações contra Moraes tomadas em território americano, desde que a empresa de mídia de Trump, a Truth Social, e a Rumble, plataforma de vídeos, recorreram à Justiça na Flórida para que as ordens do ministro sejam declaradas ilegais.

O jornalista Jamil Chade já tinha apontado na quarta-feira (26) como um comitê do Congresso americano aprovou um projeto de lei que cria sanções para tentar atingir o ministro. No Comitê Judiciário, a proposta “No Censors on our Shores Act” (sem censores em nosso território) estabelece a deportação e o veto de entrada nos EUA a qualquer estrangeiro que atue contra a liberdade de expressão, violando a Primeira Emenda da Constituição dos EUA. A medida seria parte das medidas para retirar o visto de Moraes.

Nesta quinta-feira (27), o ministro defendeu a soberania do Brasil durante a sessão plenária da corte nesta quinta-feira (27), antes de iniciar o relatório de casos sobre a Lei de Abuso de Autoridade que relata. Ele participa por videoconferência.

“Reafirmo nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras, pois deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo uma República independente e cada vez melhor”, disse.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail