Foi anunciado nesta quarta-feira (5) pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a ampliação de 84 meses (7 anos) para 96 meses (8 anos) o prazo de pagamento para empréstimos consignados nas folhas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).
O ministro informou que uma instrução normativa será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (6) e vale para os empréstimos em folha e no cartão de crédito. A norma já entra em vigor no mesmo dia, mas ainda precisa de negociações entre bancos e beneficiários.
Em coletiva de imprensa sobre o anúncio, Lupi afirmou que a decisão já foi testada “virtualmente” pelo ministério. De acordo com ele, a medida foi pensada para aliviar o “aperto financeiro que as pessoas passam”.

Ao centro, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi
Pagamento tem prazo aumentado
Ao ampliar os pagamentos, as pessoas terão mais margem para renovar consignados. Lupi informou que a ideia é que as pessoas consigam melhor equilibrar as finanças sem precisar comprometer novamente o salário. Mesmo assim, afirmou que 90% dos contratos são renovados assim que acabam.
Os beneficiários podem comprometer até 45% da renda mensal com a modalidade, sendo 35% em crédito pessoal, 5% no cartão de crédito e 5% no cartão do benefício. No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o comprometimento da renda chega a 35%.
Relacionados
PEC 6/2024 – Contribuição dos inativos: uma conta que já foi paga
As PECs que prometem encerrar a contribuição dos inativos voltam ao centro do debate. O que está em jogo? O alívio para quem já contribuiu ou a responsabilidade fiscal dos entes federativos?
Novo consignado democratiza o crédito e inova ao dar acesso para domésticas
Crédito do Trabalhador representa um passo importante na democratização do crédito e na inclusão financeira das mulheres
INSS antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em março
Decisão evita que o carnaval de 2025, que cai no início de março, afete o pagamento de aposentadorias e pensões