Depois de chegar ao nível 4 do Estágio de Atenção (o máximo é o 5º nível), o Rio de Janeiro voltou, na manhã desta segunda-feira (15) ao Estágio 2, informa o Centro de Operações da capital. O temporal que varreu parte da zona Norte carioca e Região Metropolitana deixou 11 pessoas mortas e uma mulher que teve o carro arrastado pela enxurrada em Belford Roxo, Baixada Fluminense, era procurada por homens do Corpo de Bombeiros.
A tragédia que atingiu principalmente a zona norte da capital e municípios da Baixada, além de mortes, também deixou um rastro de destruição. Segundo o Climatempo, novas pancadas de chuva podem ocorrer pela tarde e à noite, nesta segunda. Entretanto, a previsão é de que elas sejam mais rápidas.
Devido a bolsões d’água, a Polícia Rodoviária Federal informou que a BR 040, sentido Rio, apresentava nesta manhã aproximadamente 5 km de engarrafamento próximo ao outlet. A recomendação era tentar evitar ao máximo a rodovia nas próximas horas. No sentido Juiz de Fora não havia retenção.
No fim da madrugada, o Centro de Operações identificou redução dos acumulados de chuvas registrados nas 24h anteriores. Pela manhã, o sistema Alerta Rio indica que as temperaturas devem aumentar na cidade, variando entre céu parcialmente nublado e nublado.
O Estágio de Atenção 2 significa que há “riscos de ocorrências de alto impacto na cidade”. Essa gradação pode mudar segundo o panorama da chuva ou outros fatores.
As recomendações da prefeitura carioca são:
- Siga sua rotina, mas fique atento.
- Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e atualizações.
- Mantenha-se informado.
- Cadastre-se no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para 40199, por SMS.
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Deixe um comentário