ICL Notícias

O governo de Israel interceptou drones e mísseis balísticos lançados pelo Irã na noite deste sábado (13) — horário de Brasília. De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), um míssil iraniano atingiu uma base no sul do país. Foram registrados danos leves e não há feridos.

Segundo o IDF, o ataque iraniano ainda não terminou e mísseis de cruzeiro ainda estão a caminho de Israel. Mais cedo, o porta-voz do comando militar israelense, Daniel Hagari, informou que as forças militares estão em “alerta máximo”.

“Vocês podem ouvir explosões de interceptações ou destroços caindo. Como há uma variedade de ameaças, os alertas podem ser emitidos em áreas amplas. Recomendo que você evite espalhar rumores e relatórios não verificados”, informou comunicado da IDF.

Autoridades israelenses também informaram que o espaço aéreo do país está fechado. Jordânia e Iraque também bloquearam todos os voos. Representantes da Palestina emitiram alerta para que população se mantenha em casa.

Na rede social X, a Missão Permanente do Irã nas Nações Unidas comunicou que o “assunto pode ser considerado encerrado. Contudo, caso Israel cometa outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelense desonesto, do qual os Estados Unidos devem ficar longe”.

Retaliação a Israel

O ataque do Irã seria uma retaliação após Israel bombardear, no dia 1º de abril, o consulado iraniano em Damasco, na Síria. No ataque, um comandante sênior das Guardas Revolucionárias foi morto.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, os avisos sobre o ataque de retaliação “foram dados aos Estados Unidos”.

Neste sábado, a Guarda Revolucionária Iraniana apreendeu um navio de carga português. Segundo as autoridades, o cargueiro estaria “ligado a Israel”. A embarcação foi apreendida no Estreito de Ormuz.

MSC Aries, que opera o cargueiro Aries, confirmou a apreensão e informou que trabalha para a libertação dos 25 tripulantes a bordo.

Israel afirma estar preparado para ataque de drones. Foto: Divulgação/ FDI

Israel

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que Israel está de prontidão para um ataque do Irã. O premiê também acrescentou que haverá resposta israelense.

“Nossos sistemas de defesa estão em prontidão e estamos preparados para qualquer cenário”, disse Netanyahu.

Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai se reunir com conselheiros de segurança nesta tarde para discutir a crise no Oriente Médio, de acordo com a Casa Branca.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail