ICL Notícias

Lula indica Flávio Dino para o Supremo, e Paulo Gonet à PGR

Sabatinas podem ser marcadas para antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de dezembro
27 de novembro de 2023

O presidente Lula  indicou o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula também definiu que o novo Procurador-Geral da República será Paulo Gonet.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) garantiu a Lula que vai marcar as sabatinas dos candidatos para antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de dezembro.

Outras candidaturas

Flávio Dino sempre apareceu como um dos favoritos à indicação ao STF, mas havia na equipe de governo e na base parlamentar petista quem defendesse a nomeação do advogado-geral da União, Jorge Messias, por ser mais próximo do PT.

Também houve reivindicação de vários setores da sociedade civil para que Lula idicasse uma mulher negra para a vaga, mas o presidente declarou publicamente que não seguiria esse critério.

Nos últimos meses, alguns analistas apostavam que o ministro da Justiça e Segurança Pública estivesse enfraquecido por causa das ações do crime organizado em alguns estados, como Bahia e Rio de Janeiro, e pelos seguidos embates com parlamentares dentro do Congresso Nacional e nas redes sociais.

Além disso, a polêmica criada em torno da notícia de que a esposa de um homem apontado como líder do Comando Vermelho no Amazonas participou de reuniões com integrantes da pasta chefiada por ele era vista como desgaste.

Lula e outros aliados, porém, defenderam Dino. O presidente afirmou que ele tem sofrido ataques “absurdos” e “artificialmente plantados”.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail