Por Catarina Duarte — Ponte Jornalismo
Em mais um caso de violência policial, um jovem negro de 24 anos foi morto por policiais militares na noite de domingo (8/12) na avenida Sambaiatua, Vila Jockei Clube, em São Vicente, litoral paulista. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a mãe implorando pela vida do filho. “Vocês mataram meu filho? O que isso? Vocês vão matar meu filho”, grita a mulher [veja abaixo]. Depois, ouvem-se estampidos. As imagens foram compartilhadas pelo jornal O Globo.
Segundo moradores, a vítima é Vinícius Fidelis Santos de Brito. No vídeo, a mãe pede para entrar em um imóvel onde, aparentemente, o jovem estaria com os PMs: “Pelo amor de Deus, gente, deixa eu entrar! Eu sou a mãe dele!” O registro mostra um PM com uma arma de cano longo saindo da casa e é possível ouvir uma voz dizendo: “Sai, sai, entra, entra.” A mulher entra em uma casa e ouvem-se os disparos.
Em uma postagem nas redes sociais, o educador e co-fundador da Uneafro Brasil, Douglas Belchior, afirma que moradores relataram que os policiais entraram na favela gritando “Derrite, Derrite!”, em alusão ao atual secretário da Segurança Pública de São Paulo, o ex-capitão da Rota Guilherme Derrite.

Vinícius Fidelis Santos de Brito (Foto: Arquivo)
Investigação da polícia
Em nota enviada à Ponte, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que a Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte. A abordagem ao jovem teria ocorrido durante um patrulhamento seguido de troca de tiros.
O grupo teria fugido e abandonado uma sacola com drogas. O vídeo, no entanto, não mostra essa situação. “As imagens enviadas pela reportagem serão analisadas”, diz a nota da SSP.
A prefeitura de São Vicente confirmou à Ponte que o SAMU esteve no local e atendeu um jovem ferido por arma de fogo, sem precisar a gravidade dos ferimentos. Mesmo com o atendimento médico, Vinicius morreu a caminho do Pronto-Socorro Central.
O que dizem as autoridades
Leia a íntegra da nota da Secretaria da Segurança Pública (SSP):
A Polícia Civil investiga todas as circunstâncias da morte de um homem de 24 anos em São Vicente no domingo (8), em um patrulhamento seguido de troca de tiros com homens que abandonaram uma sacola com drogas durante a perseguição. As imagens enviadas pela reportagem serão analisadas. Foram apreendidas uma arma e porções de drogas com o rapaz que fugiu para um imóvel. As armas dos policiais também foram apreendidas para a perícia.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Moradores denunciam violência da PM em Paraisópolis: ‘Periférico não tem direito de gritar sua dor’
Manifestantes protestavam pela morte, durante uma ação da PM, de Nicolas Alexandre, de 19 anos, que era da comunidade
STF homologa acordo para que câmeras da PM-SP não façam gravação ininterrupta
Equipamentos serão 'obrigatórios' em operações policiais, a não ser que existam ‘razões técnicas’ para o não uso
Mortes em ações policiais em Florianópolis crescem 165% após fim das câmeras corporais
Nos primeiros 200 dias sem o equipamento, agentes da PMSC mataram uma pessoa a cada dez dias