Por Sâmia Mendes — Agência Brasil
Criminosos estão enviando e-mails fraudulentos informando sobre supostas pendências no CPF. Na mensagem, dizem que se a situação não for regularizada imediatamente, o CPF será suspenso; as contas vinculadas serão bloqueadas; e outras complicações graves poderão ocorrer, como: dificuldades na emissão de documentos oficiais e na realização de transações bancárias.
Para dar credibilidade à fraude, os criminosos utilizam logotipos, cores e linguagem técnica semelhantes aos da Receita Federal; e destacam termos como “irregular” e “suspenso” em cor vermelha, induzindo a vítima ao pânico e à tomada de decisão imediata.

Os golpes são aplicados via e-mail (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Além disso, os golpistas exigem o pagamento de uma falsa multa no valor de R$ 124,60; em um prazo, geralmente, inferior a 48 horas.
É importante ficar atento também aos links que constam nos e-mails fraudulentos, porque eles direcionam para páginas falsas que simulam portais do governo.
Receita Federal alerta
A Receita Federal esclarece que não solicita informações pessoais por e-mail ou mensagens de texto; e que utiliza apenas os canais oficiais de atendimento, como o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site gov.br/receitafederal, para comunicar-se com os cidadãos. A autarquia alerta que também não envia e-mails exigindo pagamentos ou regularizações urgentes por meio de links.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Flávio defende golpe se futuramente STF não aceitar indulto a Bolsonaro
"A gente está falando de possibilidade e de uso da força", diz o senador, em caso de o STF considerar um indulto inconstitucional
Advogados de policial federal que iria ‘matar meio mundo’ abandonam caso
Wladimir Matos Soares, policial federal acusado de tramar golpe de Estado, está sem defesa após renúncia de advogados por "foro íntimo"
PGR perde aparelhos eletrônicos de policiais investigados no 8 de janeiro
Moraes cobra explicações sobre celulares e laptop extraviados sob custódia judicial