ICL Notícias

Rodrigo Vianna analisa a recente disputa de poder entre o Senado e o Supremo

Aprovada em tempo recorde na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa, Proposta Emenda Constitucional (PEC) impõe limites à atuação do STF
23/10/2023 | 15h20

O videocast Em Detalhes discute a atual disputa de poder entre Senado e Supremo Tribunal Federal. No bate-papo com Gabriela Varella, o jornalista Rodrigo Vianna analisa a recente aprovação de uma Proposta Emenda Constitucional (PEC) no Senado que impõe limites às ações da Corte.

Segundo o jornalista, chama a atenção a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em tempo recorde – 42 segundos -, da PEC. Para Vianna, o texto acirra ainda mais a queda de braço entre Legislativo e Judiciário.

Vianna destaca que no texto da PEC está, por exemplo, a limitação do número de pedidos de vistas dos processos na Corte. Outro ponto aprovado trata das decisões monocráticas dos ministros.

“Pode ser necessário estabelecer algum limite, mas chama atenção a aprovação da PEC na CCJ de forma tão rápida. Será que é o Congresso que tem que impor limites ao STF? É o Congresso que vai dizer como a Corte vai trabalhar?”, questiona Vianna.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail