ICL Notícias

‘Sem luz, hospitais de Gaza podem se tornar necrotérios’, alerta Cruz Vermelha

Famílias em Gaza têm dificuldade em ter água limpa e famílias israelenses estão preocupadas com entes queridos feitos reféns, diz o comunicado.
12/10/2023 | 13h27

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) divulgou, hoje, um comunicado em que um diretor da instituição afirma que, sem eletricidade, “hospitais em Gaza correm o risco de se transformar em necrotérios”. A declaração é atribuída a Fabrizio Carboni, diretor regional para o Oriente Próximo e Médio do CICV.

“A miséria humana causada por essa escalada é abominável, e imploro às partes que reduzam o sofrimento dos civis. À medida que Gaza perde energia, os hospitais perdem energia, colocando recém-nascidos em incubadoras e pacientes idosos em oxigênio em risco. A diálise renal para, e radiografias não podem ser feitas. Sem eletricidade, os hospitais correm o risco de se transformar em necrotérios”, diz o texto.

No último dia 9, o ministro da defesa de Israel, Yoav Galant, anunciou ter sido ordenado pelo governo de Benjamín Netanyahu um bloqueio total em Gaza. A determinação foi para que a região ficasse “sem eletricidade, sem alimentos e combustível”.

Dois dias antes, o grupo armado Hamas fez um ataque lançando foguetes contra cidades israelenses a partir da Faixa de Gaza.

FAMÍLIAS

Carboni lembra no comunicado que famílias em Gaza já têm dificuldade em ter água limpa e que, ao mesmo tempo, famílias israelenses estão preocupadas com entes queridos feitos reféns.

 

“A tomada de reféns é proibida pelo direito internacional humanitário, e qualquer pessoa detida deve ser imediatamente libertada.”

O diretor explica que a entidade está em contato com autoridades do Hamas e de Israel para tentar solucionar a questão.

“Como intermediários neutros, estamos prontos para realizar visitas humanitárias, facilitar a comunicação entre reféns e familiares e facilitar qualquer eventual libertação.”

SOBRE O CICV

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização neutra, imparcial e independente com um mandato exclusivamente humanitário que se origina das Convenções de Genebra de 1949.

O comitê ajuda pessoas ao redor do mundo afetadas por conflitos armados e outras formas de violência, fazendo tudo o que está ao seu alcance para proteger suas vidas e dignidade, e aliviar seu sofrimento, frequentemente em parceria com seus parceiros da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail