Ao menos 47 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram protocolados no Senado e estão à espera de uma decisão. O número leva em consideração as solicitações apresentadas desde o início de 2021 e que constam como “em tramitação”.
De acordo com reportagem das jornalistas Luciana Amaral e Rebeca Borges, da CNN Brasil, a assessoria do Senado informou que os pedidos estão em análise na Advocacia da Casa, “que faz uma avaliação técnica da proposta antes de ela ser analisada pela Comissão Diretora”.
Senado: impeachment de ministros do STF
Os processos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto crime de responsabilidade devem passar por análise do Senado Federal. O processo não passa pela Câmara dos Deputados.
Segundo a legislação, qualquer cidadão pode apresentar um pedido de impeachment contra um magistrado. A Mesa Diretora do Senado, comandada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decide se dará andamento à denúncia ou se vai arquivá-la.
Caso seja dado andamento na denúncia, é criada, então, uma comissão especial para analisar o caso. Após passar pela comissão, o pedido é analisado pelo plenário do Senado.
Alexandre de Moraes: recordista
O ministro Alexandre de Moraes é o recordista, com 22 processos contra si. O número deve aumentar por conta da articulação da oposição no Congresso para apresentar um novo pedido contra o magistrado, em setembro, após reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Recordista é o ministro Alexandre de Moraes, com 22 processos (Foto: Divulgação/STF)
Um pedido contra Moraes apresentado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) foi rejeitado por Pacheco em agosto de 2021 e está encerrado.
Neste ano, o único pedido apresentado foi contra o ministro Flávio Dino, em março. A lista também conta com um pedido que solicita o impeachment de todos os magistrados da Suprema Corte ao mesmo tempo.
SAIBA MAIS:
Lira retalia STF e destrava propostas que miram corte após decisão sobre emendas
Relacionados
Por 5 a 0, STF torna réus mais sete acusados por tentativa de golpe
Lista inclui militares acusados de orquestrar ataques em massa contra os chefes das Forças Armadas contrários ao golpe
Lobby de bancos ataca isenção do IR até R$ 5 mil com apoio de Ciro Nogueira
Proposta do senador segue os pontos centrais da articulação contra imposto sobre super-ricos
Redução da jornada de trabalho será tema de audiência pública no Senado nesta segunda
A discussão é parte de um ciclo de debates sobre a criação de um Estatuto do Trabalho, proposto por entidades