Jair Bolsonaro (PL) ficou irritado com a presença de jornalistas na saída do Theatro Municipal de São Paulo na noite desta segunda-feira (25) e em especial com as perguntas sobre sua estadia na Embaixada da Hungria, em fevereiro. É o que mostra vídeo feito no local, logo após o ex-presidente participar de evento em homenagem à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Ao ser questionado se era normal passar duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília — 12 e 13 de fevereiro –, o ex-presidente desenterrou uma fake news antiga. “Não é normal ir ao Complexo do Alemão conversar com traficantes”, disse, referindo-se à visita que Lula fez à favela carioca durante a campanha eleitoral, em que se encontrou com líderes comunitários.
Uma assessora diz: “A Globo não é bem-vinda aqui”.
Em seguida, ele reclama sobre possível crime na estadia na embaixada húngara. “Por ventura, dormir na embaixada, conversar com embaixador, tem algum crime nisso?”, afirmou.
“Tenha a santa paciência. Deixa de perseguir, pessoal. Quer perguntar da baleia? Da Marielle Franco? Eu passei seis anos sendo acusado de ter matado a Marielle Franco. Vamos falar dos móveis do [Palácio da] Alvorada?”, acrescentou.
Bolsonaro na embaixada
Quatro dias após ser alvo da Operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro pela Polícia Federal (PF), e ter o passaporte apreendido, o ex-presidente teria passado duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília. A informação foi dada pelo jornal The New York Times e confirmada pelo ICL Notícias.
Na mesma operação em que o ex-presidente teve o passaporte confiscado, foram presos o ex-assessor internacional do governo, Filipe Martins, e também Marcelo Câmara, assessor especial de Bolsonaro. A acusação é de que haviam planejado um golpe depois que Lula venceu as eleições presidenciais de 2022.
Segundo revela reportagem dos jornalistas Jack Nicas, Christoph Koettl, Leonardo Coelho e Paulo Motoryn, câmeras de segurança da embaixada mostram que o ex-presidente ficou no local com dois seguranças — ele aparece nas imagens sendo atendido pelo embaixador húngaro e membros da equipe consular.

Câmeras de segurança da Embaixada da Hungria flagram Bolsonaro caminhando pelo local. Foto: Reprodução/ The New York Times
LEIA TAMBÉM
Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada
Juristas analisam se estadia de Bolsonaro na embaixada é motivo para prisão preventiva
Dispensa de funcionários antes de Bolsonaro chegar na Embaixada gerou desconfiança
Relacionados
PL que flexibiliza Lei da Ficha Limpa acaba com brecha que beneficiaria Bolsonaro
Ponto principal da proposta é a redução do prazo de perda dos direitos políticos
Estudante que fixou faixa contra Bolsonaro em ato critica paralelo com Lei da Anistia
Para calouro do curso de Direito, pauta é suprapartidária
Bolsonaro mente e diz que Eduardo deixou Brasil para combater ‘nazifascismo’
Apesar da afirmação, o ex-presidente e seu filho têm ligações com personagens da política acusados de ligação com o nazismo