O Ministério das Finanças de Israel projeta gastar mais de US$ 14 bilhões — R$ 68 bilhões — para manter a guerra contra o Hamas. O montante será usado até fevereiro de 2024 e está previsto no orçamento do governo.
O cálculo de tempo leva em consideração as despesas com a segurança do país e a proteção de civis. De acordo com o vice-comissário de Orçamento, Itai Temkin, anteriormente o déficit projetado era de cerca de 2,25% do Produto Interno Bruto. Projeção atual revela que poderá alcançar 5,9% do PIB.
“É possível que… tenhamos que atualizá-lo e teremos que atualizá-lo à medida que a guerra se prolongar”, disse Itai Temkin.
LONGE DO FIM
Em visita ao Norte da Faixa de Gaza, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que a guerra contra o Hamas está longe de ter um desfecho.
“A guerra continua até o fim. Até que o Hamas acabe, nada menos que isso. A nação de Israel se orgulha dos seus heroicos guerreiros. Seguimos com todas as nossas forças”, disse Netanyahu às tropas.
MORTOS E FERIDOS
Ontem, o Ministério da Saúde da Palestina informou que os ataques israelenses à Faixa de Gaza já deixaram 20.674 mortos e 54.536 feridos.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Gabinete de segurança de Israel aprova plano que inclui a ‘conquista’ de Gaza
A intenção do governo de Netanyahu é fazer com que os palestinos deixem o enclave; proposta é apoiada por Trump, que pretende fazer um resort de luxo na região
Não leia este texto sobre Gaza
O planeta segue a rotina como se o pacto civilizatório ainda estivesse valendo. Não está
Embarcação com ajuda humanitária a Gaza é atacada por drones; brasileiro estava a bordo
Entre os cerca de 30 tripulantes, estava o ativista brasileiro Thiago Ávila, que relatou o drama vivido em vídeo publicado nas redes sociais