O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará na terça-feira (10), a primeira edição do evento “STF Inspira” no qual pretende discutir e ampliar o acesso à compreensão da Constituição brasileira. Em comemoração ao Dia da Justiça (8/12), o evento vai promover reflexões e o compartilhamento de experiências com palestras em formato curto e dinâmico, feitas por pessoas de destaque em suas áreas, no formato talks.
Em pauta, temas da Constituição, como segurança pública, meio ambiente, alimentação, Inteligência Artificial, tecnologia e acessibilidade, sempre em torno da ideia de que “A Constituição é sua”.
O evento será transmitido ao vivo pelos canais do STF e da TV Justiça no YouTube, e todas as gravações ficarão disponíveis posteriormente.
“Queremos trazer em linguagem simples a importância da Constituição para a garantia de direitos fundamentais. E, com isso, fortalecer a ideia de que todos e todas nós devemos ser defensores e defensoras da Constituição e da democracia”, explica Flávia de Carvalho, juíza-ouvidora do Supremo.
Na programação, estará o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e ainda a cientista da computação e pesquisadora Ana Carolina da Hora, conhecida como Nina da Hora, que vai abordar tecnologia e inovação; e o advogado Gabriel Sampaio, que integra a organização não governamental Conectas Direitos Humanos, vai falar sobre segurança pública. A jovem caiçara Isis Ayres foi convidada para tratar de meio ambiente.
Entre os palestrantes do STF, estão Josa da Silva Alves, funcionária que chefiou os trabalhos de limpeza da Corte após o 8 de janeiro, e o agente de segurança Rodrigo Bento dos Santos, que, além de suas funções no Supremo, dá aulas gratuitas sobre legislação para concurseiros e faz palestras educativas em escolas públicas. Mariana Guedes, colaboradora do STF e coordenadora da Parada do Orgulho PcD, vai trazer inspirações sobre inclusão e acessibilidade. O evento contará ainda com uma intervenção artística conduzida pela atriz e escritora Elisa Lucinda.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Juízes do Trabalho se mobilizam em todo o país contra decisão do STF sobre ‘pejotização’
Ato nacional reúne magistrados, procuradores e advogados em defesa da competência da Justiça do Trabalho; paralisação do STF afeta ações de milhares de trabalhadores
Presidente do STF recebe oficial de justiça alvo de constrangimento por Bolsonaro
Encontro destacou a importância do trabalho dos oficiais de justiça e a necessidade de medidas para garantir sua segurança
Por 5 a 0, STF torna réus mais sete acusados por tentativa de golpe
Lista inclui militares acusados de orquestrar ataques em massa contra os chefes das Forças Armadas contrários ao golpe